Adriana Arruda Blog

sábado, abril 28, 2007

Sites para pesquisa do professor.



Referência para o trabalho solicitado pela Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização


Professora Jaqueline S. Picetti


Tabela de recursos utilizados no trabalho de Letramento, Alfabetização e Aprendizagem da Língua Materna.

Sites para consulta do professor

http://www.planetinha.com.br/jogos.asp
O site contém atividades para que os professores possam dinamizar as atividades com seus alunos.
http://www.angela-lago.com.br/
Um site para crianças onde a autora divulga seu trabalho como escritora/ilustradora e diverte com brincadeiras do folclore brasileiro, rimas e adivinhas. Há também uma oficina de livros para crianças.
http://www.cambito.com.br/jogos.htm

http://www.plenarinho.gov.br/noticias/ccom-a-palavra/uma-viagem-aos-desenhos-infantis
O Plenarinho tem o prazer de contar com muitos colaboradores. São deputados, estudiosos, professores e especialistas das mais diversas áreas que apresentam, aqui no site, o ponto de vista deles sobre assuntos de destaque no dia-a-dia que interessam às crianças! Nesta página, você pode conferir opiniões bem interessantes que vão ajudá-lo a compreender melhor uma porção de coisas.Com a palavra, gente grande que respeita e valoriza gente pequena!
http://www.brasilescola.com/
Projetos, pesquisas, indicações de sites...
http://www.lanavision.com/walcestari/
Atividades, planos de aula, histórias infantis, sugestões...
http://www.redescola.com.br/kids/

Site com jogos, receitas, material sobre animais, contos... Software educativoPalavras c/ch, xColetivosHistória de Minas GeraisSinônimosAntônimosPlurais de ãoMúltiplosCompletar palavras com vogaisPequeno/médio/grandeLíngua PortuguesaMatemáticaTrânsitoColorir – trocar roupasGeografia - memória
Para maiores informações clique em Geral para visualizar todo o conteúdo do site
http://www.fulano.com.br - Clicar no link letroca
http://www1.uol.com.br/ecokids/
Site sobre ecologia, com atividades, jogos e brincadeiras.Ciências e Biologia
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Site bom para pesquisa. Tem os seguintes assuntos: higiene, pintura, artes, alimentação, dinheiro, jornal e esporte.Jogos online
www.duende.com.brSite ótimo. Trabalha todas as informações possíveis. Tem jogos muito bons.Alfabeto - passando o mouse sobre as letras aparecem palavras começadas com esta letra. Trabalha com números, quatro operações da matemática. Também trabalha com os assuntos violência, higiene cidadania e outros.
www.cartilha.cjb.netÓtimo site para trabalhar português, matemática e inglês. Jogos e atividades.
http://www.britishcouncil.org/kids-games-little-kids.htmJogos sobre vestimentas, cores e animais
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/cmet/links.htm
Indica sites diversos.

http://www.semebrusque.com.br/ceisd/index.htm
Projetos, atividades...sites indicados...

sexta-feira, abril 27, 2007

Complemento da atividade da Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização/ 2.

Perfil da Classe de Educação Terapêutica/Autismo

Perfil Individual – Aspectos referenciais as questões Letramento e Alfabetização.

Caracterização da turma : Turma composta de 5 alunos, Autistas, com idades variadas (7 a 14 anos ). Atuam na turma, conforme regulamentação legal, duas professoras regentes, com formação específica para este atendimento. Algumas características individuais que se fazem necessárias para entendimento da atividade proposta ( no caso estas caracterizações se detiveram aos aspectos relacionados ao Letramento e Alfabetização ):

Aluno P. (10 anos ) – faz leitura mas sem demonstrar significações ( todo tipo de escrito, em diferentes tipos de letras ), numerais sem correspondência com quantidades, não escreve ou aceita nenhum tipo de recurso de escrita (lápis, canetas, giz...), não tem demonstrado resistências ao uso somente de letras de madeira, mas por pouco tempo. Apoio visual parcial, apenas no início da atividade, caso contrário desorganiza-se ou fica preso ao símbolo.

Aluno L. ( 7 anos ) – reconhece alguns numerais ( mas não relaciona a nenhum outro conceito ), rótulos mais usados em casa, algumas marcas mais populares (mercado, farmácia, nome de empresa de ônibus que utiliza... ) resistente a apresentação de letras, faz uso do apoio da mão do professor para acessar instrumentos de escrita. Tem manuseado com menos resistência letras de madeira e de borracha. Pouca expressão verbal, somente palavras mais usuais ( “xixi”, “lanche”, “não qué”, “sai cara”, “bolachinha” – palavras bem usuais e diretamente relacionadas a um interesse particularizado ). Necessidade de apoio visual.

Aluno D. ( 9 anos ) – não reconhece letras, rótulos, símbolos de forma em geral, nem mesmo numerais, mas aceita manusear letras de madeira, de borracha. Não apresenta expressão oral, mas tem manifestados sons como grunidos e balbucios. Necessidade de apoio visual.

Aluna P. ( 14 anos ) – não manifesta expressão verbal, mas sinaliza algumas coisas, reconhecimento ( por indicação tátil ) de alguns símbolos, rótulos, nomes fantasias... Não demonstra reconhecimento numérico. Manuseia com dificuldade letras de madeira, borracha. Percebe-se uma necessidade maior de apoio visual, e estabelecimento de códigos próprios de comunicação / entre professoras e alunas ( para sinalizar passeio, saída, banheiro... atividades de rotina de sala de aula ).

Aluna J. (11 anos ) – aluna Síndrome de Down e Autismo, com comprometimento a nível mental bem grande, demonstrações muito restritas de contato visual, uso de objetos ( apenas os coloca na boca ou gira ), apresenta já um reconhecimento das rotinas de sala de aula (quando indicadas pelas professoras ). Necessitando de apoio visual, auditivo e tátil.

Complementos do texto trabalhado na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização/ 1.

Referencial - Objetivo da Classe de Educação Terapêutica/Autismo
Segundo projeto implantado pela SEC/RS

Objetivo Geral da Classe

( de uma forma geral )

Atender alunos com diagnóstico em Autismo, atendendo as necessidades específicas dos mesmos, pois apresentam dificuldades nas áreas de interação e comunicação social. Desenvolvendo atividades e propostas específicas para que os mesmos possam comunicar-se, estabelecendo atitudes sociais e de independência. Significando-as, possibilitando sua inclusão social e uma melhor qualidade de vida.


Site referencial sobre o tema:

http://www.autismo.com.br/site.htm