Adriana Arruda Blog

sexta-feira, abril 27, 2007

Complemento da atividade da Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização/ 2.

Perfil da Classe de Educação Terapêutica/Autismo

Perfil Individual – Aspectos referenciais as questões Letramento e Alfabetização.

Caracterização da turma : Turma composta de 5 alunos, Autistas, com idades variadas (7 a 14 anos ). Atuam na turma, conforme regulamentação legal, duas professoras regentes, com formação específica para este atendimento. Algumas características individuais que se fazem necessárias para entendimento da atividade proposta ( no caso estas caracterizações se detiveram aos aspectos relacionados ao Letramento e Alfabetização ):

Aluno P. (10 anos ) – faz leitura mas sem demonstrar significações ( todo tipo de escrito, em diferentes tipos de letras ), numerais sem correspondência com quantidades, não escreve ou aceita nenhum tipo de recurso de escrita (lápis, canetas, giz...), não tem demonstrado resistências ao uso somente de letras de madeira, mas por pouco tempo. Apoio visual parcial, apenas no início da atividade, caso contrário desorganiza-se ou fica preso ao símbolo.

Aluno L. ( 7 anos ) – reconhece alguns numerais ( mas não relaciona a nenhum outro conceito ), rótulos mais usados em casa, algumas marcas mais populares (mercado, farmácia, nome de empresa de ônibus que utiliza... ) resistente a apresentação de letras, faz uso do apoio da mão do professor para acessar instrumentos de escrita. Tem manuseado com menos resistência letras de madeira e de borracha. Pouca expressão verbal, somente palavras mais usuais ( “xixi”, “lanche”, “não qué”, “sai cara”, “bolachinha” – palavras bem usuais e diretamente relacionadas a um interesse particularizado ). Necessidade de apoio visual.

Aluno D. ( 9 anos ) – não reconhece letras, rótulos, símbolos de forma em geral, nem mesmo numerais, mas aceita manusear letras de madeira, de borracha. Não apresenta expressão oral, mas tem manifestados sons como grunidos e balbucios. Necessidade de apoio visual.

Aluna P. ( 14 anos ) – não manifesta expressão verbal, mas sinaliza algumas coisas, reconhecimento ( por indicação tátil ) de alguns símbolos, rótulos, nomes fantasias... Não demonstra reconhecimento numérico. Manuseia com dificuldade letras de madeira, borracha. Percebe-se uma necessidade maior de apoio visual, e estabelecimento de códigos próprios de comunicação / entre professoras e alunas ( para sinalizar passeio, saída, banheiro... atividades de rotina de sala de aula ).

Aluna J. (11 anos ) – aluna Síndrome de Down e Autismo, com comprometimento a nível mental bem grande, demonstrações muito restritas de contato visual, uso de objetos ( apenas os coloca na boca ou gira ), apresenta já um reconhecimento das rotinas de sala de aula (quando indicadas pelas professoras ). Necessitando de apoio visual, auditivo e tátil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial