Adriana Arruda Blog

terça-feira, novembro 11, 2008

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA - Textos complementares

DEPOIMENTO VERÍDICO

Para uma pessoa deprimida, isto é, para quem faz tratamento para a depressão, nunca é fácil relatar sobre tais elementos ou episódios que caracterizam essa condição.
A minha depressão foi desencadeada, logo após eu ter passado por um momento de susto e preocupação. Quando minha filha tinha 1 ano e 5 meses, em dezembro de 1995, devido a uma febre muito alta, ela teve convulsão.
Alguns meses depois, já em 1996, tive a 1ª crise depressiva. Primeiro veio a confusão de idéias pois não sabia nem ao menos explicar ou definir o que era tudo aquilo que eu estava passando e sentindo.

MEU MUNDO CAIU!!!

Graças aos medicamentos, ao apoio dos amigos, à dedicação dos familiares e à minha grande vontade de viver, consegui sair não somente de uma crise, mas de outras também.
A UFRGS também teve um papel fundamental na última crise ocorrida no ano passado. Devido ao meu grande desejo de uma formação acadêmica reconhecida, recuperei-me e consegui continuar meus estudos, que até agora, exatamente neste momento de perda (onde no céu mais um anjo chegou: que é a minha mãe), têm sido uma alavanca para um futuro de grandes conquistas.

VERSOS DO POEMA MOMENTOS, ESCRITOS PELA AMERICANA NADINE STAIR, QUANDO TINHA 85 ANOS. ELA ESTAVA À BEIRA DA MORTE.

Se pudesse viver novamente
a minha vida
Trataria de cometer mais erros
Não tentaria ser tão perfeita,
relaxaria mais
Seria mais boba do que
tenho sido
Levaria poucas coisas
com seriedade
Seria menos higiênica
Correria mais riscos
Contemplaria mais entardeceres
Subiria mais montanhas
E nadaria mais rios...

Todos nós temos preocupações. Elas estão ligadas ao nosso instinto de sobrevivência, mas viver o presente e ter consciência dos nossos limites são as estratégias mais eficientes para desprogramar a preocupação.

FERNANDA BEATRIZ SILVA DOS SANTOS



Síndrome do Pânico

A "Síndrome do Pânico" é um quadro clínico no qual ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das crises.
Principais Sintomas:
Dor no peito, palpitação, falta de ar, ondas de frio ou calor, formigamento nas mãos e pés, tonteira, vertigem, instabilidade, fraqueza, sensação de desmaio, sensação de engasgo, tremores, rigidez, palidez, sensação de morte ou loucura eminente, sensação de perda de controle, dificuldades no pensamento linear e lógico.
Da onde vem?
Distúrbios na capacidade homeostática do indivíduo geram, com o decorrer do tempo, uma fragilidade, a qual se faz sentir nos momentos em que a pessoa depara-se com sentimentos que exigem um esforço maior de adaptação. A partir da ocorrência da primeira crise o indivíduo passa a funcionar num círculo vicioso no qual o medo de ter crise precipita a própria crise.
Como tratar ?
Tratamento Psicológico - O Psicólogo busca auxiliar o cliente no desenvolvimento de seu auto-suporte. Procura facilitar a pessoa a entrar mais em contato com suas sensações, por exemplo através do trabalho corporal (ex.: respiração). Uso de Medicação - A medicação pode ser utilizada para aliviar o sofrimento geralmente dramático imposto pela "Síndrome do Pânico".
Usualmente se utiliza uma associação de antidepressivos e ansiolíticos.
Daiany Ferrão

Bipolar

Características

• Extremas mudanças de humor (raiva, depressão e alegria);
• Oscilação do humor com alternância de estados depressivos com maníacos (fases de intensa tristeza e grande euforia);
• Geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos ou após 70 anos;
• Há quadros mistos com sintomas depressivos simultâneos aos maníacos.
Divisão do transtorno afetivo bipolar
• Tipo I
No tipo I o paciente apresenta os episódios de mania alternados com depressivos.
• Tipo II
O tipo dois não apresenta episódios de mania alternados com os depressivos.
Fases
• A fase maníaca leva uma a duas semanas para começar e pode durar meses quando não tratado. Apresenta humor elevado, alegria contagiante ou irritação agressiva. Elevação da auto-estima, manifestação delirante de grandeza, aumento da atividade motora, diminuição do sono, falante com fuga-de-idéias,distração constante, aumento do interesse e atividade sexual, envolvimento com atividades perigosas.
• A fase depressiva é o oposto da fase maníaca. Apresenta baixa auto-estima, sentimentos de inferioridade, capacidade física comprometida,sensação de cansaço constante, as idéias fluem com lentidão e dificuldade, falta de atenção e prazer, diminuição do sono acordando indisposto.
Causas
• A base da causa não é inteiramente conhecida. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais, psicológicos somam-se no desencadeamento da doença.
• 80 a 90% dos pacientes apresentam histórico familiar.
Conseqüências
• O indivíduo deprimido sente-se abatido, quieto, triste;
• Dorme muito como fuga do convívio;
• Sente-se culpado por erros do passado;
• Distúrbios do apetite;
• Queda da imunidade;
• Pensamentos suicidas que podem levar a concretização.
Tratamento
• Combinação de duas ou mais drogas que são estabilizadores do humor da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e usado com anticonvulsivantes;
• Antidepressivos;
• Psicoterapia mantida por longo período;
• O apoio e a compreensão da família ou de amigos chegados são de grande valia ao doente.
Maria Luiza
Depressão

Em Power point.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial