Adriana Arruda Blog

terça-feira, janeiro 02, 2007

Atividade ECS 10 Participação na Wikistória.

Iniciei minha participação depois da data planejada, haviam muitas atividades sendo realizadas, tanto nas interdisciplinas quanto no restante da "vida", digo nas outras tarefas que desenvolvo fora da acadêmica. Por isto senti que estive com dificuldades em acompanhar inicialmente o objetivo e toda a diversão que poderia ter sido concretizada em cada nova participação. Mas não poderia deixar de estar lá e de alguma forma contribuir para as histórias. Acredito que tudo que é novo passa por adaptações, o sentido primeiro da atividade era criar coletivamente uma história, mas nós acabamos por relatar nossas histórias apenas, sem muita preocupação com o texto coletivo. Seria interessante voltar depois e tentar criar outros textos. Confesso: estou cansada e por isso não consigo pensar direito, tudo fica assim...mais lerdinho, lentinho, quase parando. Talvez por isso não tenha participado como queria. Adorei a atividade, mas eu não estava no pique. Acreditar que podemos mais, que nossa criatividade é latente, que nosso potencial não tem fim, não é utopia não, mas que estamos nesta altura do ano com uma vontade enorme de dar uma "paradinha" e reciclar...É VERDADE!!!
Durante a postagem da minha parte da wikistória pude observar que o ambiente era um pouco diferente do que estávamos acostumados no blog e no ROODA, mas também mais um espaço de construção colaborativa. Professora Susana, está difícil continuar o texto, não estou conseguindo verdadeiramente representar aqui tudo o que penso sobre a tarefa, e minha participação.
Tarefa cumprida? Não, em construção... Li e segui a trilha, inclusive este "caminho" havia trabalhado em outra interdisciplina (EPPC). Poderia citar aqui inúmeras falas de Paulo Freire, onde está refletido o termo DESAFIO, muitos foram...descobrir a senha, como entrar na wikistória, de que forma participar, descobrir o quanto somos ainda limitados na questão tecnológica...enfim...muitos foram os desafios, as construções e as nossas revelações, de que independente de qualquer momento avançamos.
Fiz minha apresentação pessoal e ainda relatei um pouco de minha experiência no trabalho que desenvolvo em educação especial. Sempre me refiro aos alunos como sujeitos de...isto com certeza apareceu muitas e muitas vezes nas expressões dos meus colegas durante os seus relatos pessoais, o que representa a meu ver uma nova concepção, um novo olhar. Um olhar que representa afeto, valorização e construção coletiva. Acredito que conhecer e exercitar Paulo Freire faz e fará parte sempre desta nossa mais nova tarefa acadêmica.
"A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire-Pedagogia da Autonomia,1996).