Adriana Arruda Blog

segunda-feira, outubro 30, 2006

Refletindo com os colegas sobre Durkhein, Marx e Engels..

ESC 6

Idéias que surgiram durante o Fórum:

Escolas com participações reais com a formação de cidadãos, trabalhando com projetos, com muitos recursos dentro e fora da sala de aula, onde a todo momento o refletir é processo entre alunos e comunidade escolar. Mas realmente a escola, representada por alunos, professores e comunidade está mudando a realidade que as cerca? Ou apenas a olhamos e criticamos? Na maioria das escolas há dificuldades em colocar o ideal em prática (construído no PPP). Complexidade de idéias em comunidades grandes, falta de pessoas especializadas ou não, para promover reflexão e socialização das idéias e ideais que surgem, espaços de trocas...Muitas são as escolas onde cada turno possui características diferentes, tornando-se muitas escolas dentro de uma. Ainda existe na escola, uma relação "carismática", que não possibilita reflexão real sobre sua participação ativa. Definir o papel social, filosófico da escola é muito importante, contextualizar, promover discussões... Tentamos isoladamente, como professores, buscar um ideal, mas não conseguimos perceber que a escola é parte de uma estrutura, que seu movimento não se realiza sozinho. Somente tentando mudar superficialmente não estaremos cumprindo nosso papel, é necessário criar o hábito das discussões da macro-estrutura. O quanto somos, e inconscientemente reforçamos a burocratização e alienação da educação. Muitos afirmam que os espaços escolares são inclusivos e democráticos. Será que são mesmos? Quantas crianças e jovens portadores de necessidades educativas especiais estão lá e recebem verdadeiramente ações inclusivas? Qual o trabalho da escola frente a sociedade, a economia, a política? Em quais momentos nos vemos nas escolas em espaços avaliativos onde todos são ouvidos? Arbitrariamente ainda agimos numa postura em que nós direcionamos o que aprender, chegamos com os indicativos, é claro que abrimos para contribuições, mas ainda estamos presos a um sistema conteudista.
Quanto as questões sobre SER/ESTAR X PAPÉIS, sinto os reflexos das mudaças, sociais, a minha volta, na comunidade onde trabalho, diretamente na minha atuação docente. Cada vez, é maior a pressão sobre as condições de exclusão que os alunos encontram na Escola Especial, ela é sim excludente, ela toma pra si a diferença, e lá "é o lugar deles", assim aperecem os discursos, logicamente subjetivados. Mesmo os trabalhos planejados, que procuram adequar-se as transformações sociais que estão por ai, não são suficientes pois ainda percebo que boa vontade não é tudo. A atual forma segrega, exclui, sem sombra de dúvidas, nem todos os alunos acabam beneficiados com uma atividade fora das escolas regulares. Aqui nestes fórum de discussões, nas atividades, nas leituras, acabo por refletir mais e mais sobre tudo isso e passo a esperar mais das minhas atividades. Logicamente que não encontro respostas prontas ou terei fórmulas mágicas para tanto, mas o questionamento me leva a acreditar que tudo necessita de mudança, do movimento, nada fica estático. Sou importante onde trabalho, tenho uma formação na área de educação especial que pode contribuir para a melhoria deste grupo de alunos? Sim, mas não estou mais tão certa que a atual forma é a mais adequada.
Pensando assim quando se fala sobre PODER X HIERARQUIA, fica mais fácil identificar essa nossa postura onde quem determina é o professor, e quem se submete é o aluno. Claro que esta relação não é uma relação consciente, estamos acostumados assim. Ao planejarmos nossas aulas, na forma como dispomos as classes e alunos, na forma como avaliamos... Me coloco junto a maioria de meus colegas...eu ainda não sei fazer diferente, está tão enraizado em mim, na minha formação. Como olhar diferente, apesar de considerar cada um dos meus alunos, de considerar as potencialidades e apostar nas superações ainda não estou satisfeita.
Espero poder dentro das discusões e reflexões me envolver e realmente encontrar outros caminhos possíveis.

2 Comentários:

Blogger silvanadasilva disse...

Adriana,a escola realmente tenta fazer o poss´vel para mudar a realidade do aluno,mas não conseguiremos sozinhos.Devemos sim colocar em discussão.Beijos Silvana Silva

quinta-feira, 02 novembro, 2006  
Blogger Suzana Gutierrez disse...

Adriana
Excelente a tua contribuição nestas tão importantes questões. Mostra o quão difícil é ter consciência desta construção do mundo que é conjunta, que se dá pela ação de cada um. Uma ação individual que não se isola, que compõem uma ação maior, que parece estar longe de nossa influência, mas que, ao mesmo tempo, está nas nossas mãos.
Difícil e essencial o trabalho do professor, nos muitos papéis que assumimos neste conjunto de relações.
abraço,
Suzana

terça-feira, 07 novembro, 2006  

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