Adriana Arruda Blog

sábado, outubro 07, 2006

Émile Durkheim e sua visão sobre Educação.


Atividade da Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Segundo Stuart Mill, educação recebe uma definição ampla, perpassa tudo que se faz no sentido de aproximar o homem da perfeição, compreende os efeitos externos do conhecimento e também os internos, diretos e indiretos, age sobre o caráter, pelas leis, formas de governo, artes industriais, fatos físicos independentes, ambiente físico... Segundo Durkheim esta definição é muito ampla e não contempla verdadeiramente o que significa Educação. Durkheim apenas concorda com Stuart Mill, quando este cita que há influencias dos adultos e de suas ações, sobre as crianças e adolescentes.

2.Quais as idéias ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Durkheim algumas idéias colocadas não são sustentadas quando se pensa na relação das mesmas com a definição de Educação,
Relação de Educação com Perfeição -
Segundo Kant, perfeição seria o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas, para Durkheim a harmonia e a perfeição são ideais que se busca, mas dificilmente alcançado, isto porque ela se encontra em contradição clara com outro aspecto, ou regra de conduta humana, a capacidade que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa específica, restrita e especializada, "e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação" (Durkheim). No caso há diferenças entre os indivíduos, na escolha individual e nas suas capacidades e habilidades.
Relação entre Educação e Educação Utilitária -
O que seria de utilidade para o indivíduo passa pela concepção de felicidade e de busca, que é individual. Como se pode montar uma educação para cada indivíduo?
Outro aspecto ainda envolvendo a questão utilitária é observar que a educação, assim como o homem está situado num espaço e num tempo, o que leva a pensar que, neste caso, a educação também acompanha estes fenômenos. Acompanha o ideal de sociedade e o contexto histórico da mesma, refletindo assim, o pensamento, os ideais desta sociedade. Educação depende da religião, da organização política, do desenvolvimento das ciências, das industrias, da cultura...e de suas relações dentro dos aspectos citados anteriormente.
Relação entre Educação e a Dialética -
Educar apenas pela relação dialética é com certeza simplificar todo o processo que está por trás da educação e outras funções da mesma. Enunciar o problema seria resolvê-lo? Indagar garantiria aprendizagem?
Cada um pode ter uma forma de olhar o problema e uma forma de resolvê-lo, além das associações que se estabelecem nas ações realizadas. E cabe ainda levar em conta quais os interesses socialmente envolvidos.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim, seria preciso considerar os sistemas educativos que existem, tomá-los e aprender sobre eles. É necessário que haja relações entre os adultos, adolescentes e crianças e que também ações se estabeleçam entre eles. E que em cada grupo social existem variadas concepções e interesses educativos, mas existem também aspectos comuns que devem ser percebidos e levados em consideração." A educação não é, pois, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.(...)A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social:tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine."

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Segundo Durkheim, as idéias sobre a natureza humana, sobre progresso, ciência, arte, direitos e deveres...vão encaminhar a sociedade a organizar um ideal de homem, gerada pela necessidade de se manter no tempo e espaço, uma necessidade de socializar novas gerações.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem por função suscitar na criança primeiro "um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros", e em segundo, "certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam." Percebe-se que tanto a sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determina este ideal realizado, e a necessidade de perpetuar dentro de uma formação individual, uma consciência coletiva.

6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine", o que conclui Durkheim? Explique.
Aponta que a educação tem como finalidade provocar, encorajar na criança atitudes físicas, intelectuais e morais, definidas pela sociedade como essenciais para sua socialização, e também propiciar a ela, a sociedade, condições de existência como organização social.

7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Um depende do outro dentro de todas as perspectivas, um para afirmar-se como indivíduo, outra para manter seu legado, sua história, suas construções. estabelecendo assim uma relação de dependência, "o homem não é humano senão porque vive em sociedade". A sociedade nos lança fora de nós mesmos, obriga o indivíduo a considerar outros interesses que não os seus próprios. do indivíduo para o coletivo mais elevado. Há neste caso visivelmente uma interdependência: o que não seria de homem individual caso não fosse a sociedade? Seria ele reduzido a sua parte animal. è portanto na sociedade que o homem garante sua humanidade, melhorando a si próprio. E a sociedade, em sua troca, mantém conservado o seu legado intelectual, moral...

4 Comentários:

Blogger Marta disse...

Oi Adriana, passei pra dar uma olhadinha e gostei do que vi e li no teu blog. Até copiei umas figurinhas.
bjs, Marta

sexta-feira, 13 outubro, 2006  
Blogger Gládis Leal dos Santos disse...

Adriana,

Estou visitando aos poucos cada blog e conhecendo um pouquinho da cada pessoa por trás do blog. Parabéns pelo empenho e sucesso na nova jornada.

ABRAÇOS
Prof. Gládis
Joinville, SC

sexta-feira, 13 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo disse...

Parabens Adriana,
Meu nome é Eder e moro em Salvador.
Gostei muito do comentário sobre "Durkheim e sua visão sobre Educação". Comecei a pesquisar sobre ele e estou gostando,
Um abraço.

terça-feira, 02 setembro, 2008  
Blogger Unknown disse...

Segundo Durkleim A concepçao que se tem de crianaça e adolescente é um exemplo de fato social ? porque? responder baseado nas caracteristicas dos fatos sociais

desde ja agradeço

llyarocha@yahoo.com.br
lyarocha_15@hotmail.com

quinta-feira, 20 novembro, 2008  

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