Adriana Arruda Blog

sábado, outubro 07, 2006

Émile Durkheim e sua visão sobre Educação.


Atividade da Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Segundo Stuart Mill, educação recebe uma definição ampla, perpassa tudo que se faz no sentido de aproximar o homem da perfeição, compreende os efeitos externos do conhecimento e também os internos, diretos e indiretos, age sobre o caráter, pelas leis, formas de governo, artes industriais, fatos físicos independentes, ambiente físico... Segundo Durkheim esta definição é muito ampla e não contempla verdadeiramente o que significa Educação. Durkheim apenas concorda com Stuart Mill, quando este cita que há influencias dos adultos e de suas ações, sobre as crianças e adolescentes.

2.Quais as idéias ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Durkheim algumas idéias colocadas não são sustentadas quando se pensa na relação das mesmas com a definição de Educação,
Relação de Educação com Perfeição -
Segundo Kant, perfeição seria o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas, para Durkheim a harmonia e a perfeição são ideais que se busca, mas dificilmente alcançado, isto porque ela se encontra em contradição clara com outro aspecto, ou regra de conduta humana, a capacidade que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa específica, restrita e especializada, "e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação" (Durkheim). No caso há diferenças entre os indivíduos, na escolha individual e nas suas capacidades e habilidades.
Relação entre Educação e Educação Utilitária -
O que seria de utilidade para o indivíduo passa pela concepção de felicidade e de busca, que é individual. Como se pode montar uma educação para cada indivíduo?
Outro aspecto ainda envolvendo a questão utilitária é observar que a educação, assim como o homem está situado num espaço e num tempo, o que leva a pensar que, neste caso, a educação também acompanha estes fenômenos. Acompanha o ideal de sociedade e o contexto histórico da mesma, refletindo assim, o pensamento, os ideais desta sociedade. Educação depende da religião, da organização política, do desenvolvimento das ciências, das industrias, da cultura...e de suas relações dentro dos aspectos citados anteriormente.
Relação entre Educação e a Dialética -
Educar apenas pela relação dialética é com certeza simplificar todo o processo que está por trás da educação e outras funções da mesma. Enunciar o problema seria resolvê-lo? Indagar garantiria aprendizagem?
Cada um pode ter uma forma de olhar o problema e uma forma de resolvê-lo, além das associações que se estabelecem nas ações realizadas. E cabe ainda levar em conta quais os interesses socialmente envolvidos.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim, seria preciso considerar os sistemas educativos que existem, tomá-los e aprender sobre eles. É necessário que haja relações entre os adultos, adolescentes e crianças e que também ações se estabeleçam entre eles. E que em cada grupo social existem variadas concepções e interesses educativos, mas existem também aspectos comuns que devem ser percebidos e levados em consideração." A educação não é, pois, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.(...)A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social:tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine."

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Segundo Durkheim, as idéias sobre a natureza humana, sobre progresso, ciência, arte, direitos e deveres...vão encaminhar a sociedade a organizar um ideal de homem, gerada pela necessidade de se manter no tempo e espaço, uma necessidade de socializar novas gerações.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem por função suscitar na criança primeiro "um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros", e em segundo, "certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam." Percebe-se que tanto a sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determina este ideal realizado, e a necessidade de perpetuar dentro de uma formação individual, uma consciência coletiva.

6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine", o que conclui Durkheim? Explique.
Aponta que a educação tem como finalidade provocar, encorajar na criança atitudes físicas, intelectuais e morais, definidas pela sociedade como essenciais para sua socialização, e também propiciar a ela, a sociedade, condições de existência como organização social.

7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Um depende do outro dentro de todas as perspectivas, um para afirmar-se como indivíduo, outra para manter seu legado, sua história, suas construções. estabelecendo assim uma relação de dependência, "o homem não é humano senão porque vive em sociedade". A sociedade nos lança fora de nós mesmos, obriga o indivíduo a considerar outros interesses que não os seus próprios. do indivíduo para o coletivo mais elevado. Há neste caso visivelmente uma interdependência: o que não seria de homem individual caso não fosse a sociedade? Seria ele reduzido a sua parte animal. è portanto na sociedade que o homem garante sua humanidade, melhorando a si próprio. E a sociedade, em sua troca, mantém conservado o seu legado intelectual, moral...

6 Comentários:

Blogger Marta da Silva disse...

Oi Adriana, passei pra dar uma olhadinha e gostei do que vi e li no teu blog. Até copiei umas figurinhas.
bjs, Marta

sexta-feira, 13 outubro, 2006  
Blogger Gládis Leal dos Santos disse...

Adriana,

Estou visitando aos poucos cada blog e conhecendo um pouquinho da cada pessoa por trás do blog. Parabéns pelo empenho e sucesso na nova jornada.

ABRAÇOS
Prof. Gládis
Joinville, SC

sexta-feira, 13 outubro, 2006  
Blogger Daiany disse...

Teu Blog está D+!
"Toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança..."
Um grande abraço!

sábado, 14 outubro, 2006  
Blogger vanicepead disse...

Adiana,
mesmo depois de ler Durkheim, lendo tuas respostas pensei: como é interessante ter outros textos em nossa formação para pensarmos nossa prática.
Abraço,
Vanice

domingo, 05 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo disse...

Parabens Adriana,
Meu nome é Eder e moro em Salvador.
Gostei muito do comentário sobre "Durkheim e sua visão sobre Educação". Comecei a pesquisar sobre ele e estou gostando,
Um abraço.

terça-feira, 02 setembro, 2008  
Blogger Lya disse...

Segundo Durkleim A concepçao que se tem de crianaça e adolescente é um exemplo de fato social ? porque? responder baseado nas caracteristicas dos fatos sociais

desde ja agradeço

llyarocha@yahoo.com.br
lyarocha_15@hotmail.com

quinta-feira, 20 novembro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início