Adriana Arruda Blog

terça-feira, janeiro 09, 2007

Atividade 11 Relato Inicial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PEAD-Pólo de São Leopoldo
Relato da ECS 11
Adriana Arruda

Muita influência a falta de comprometimento político causa na nossa prática. Todo o comprometimento possível, pois as ações políticas, quaisquer, influenciam diretamente a vida da sociedade e por isso também a escola e suas atividades. Ela mesma fica, em muitos momentos, de fora das discussões de programas, projetos ou políticas públicas.
Durante as discussões no fórum nossas falas refletem muito dessas nossas angustias, como profissionais, como pessoas... Um dos itens apontados são as questões que envolvem cotas e subsídios para a educação. Muitos criticam as cotas para afro descendentes, acham discriminatórias, acredito eu não ser a solução ideal para os anos de descaso e exclusão, mas no momento acredito ser um via, uma possibilidade de dar acesso. É inegável a diferença de acesso, são anos e anos de discriminação, de falta de igualdade, e isso por uma ação como esta, neste momento, pode dar o incentivo inicial para que a auto-estima e os olhares se tornem mais igualitários. Até porque, afro descendentes, pobres, deficientes, etc. não possuíam políticas públicas voltadas para uma inclusão social. Este próprio termo é da atualidade, há uma Constituição que valida a igualdade e possibilidade entre todos, mas a realidade aponta outra verdade. E não sejamos nos hipócritas em dizer que vai resolver, mas pode oportunizar um pequeno começo, um resgate histórico.
O subsídio, aos alunos das escolas publica de baixa renda, para o acesso a uma universidade, nem todos conseguem, é verdade, mas alguns já estão lá, quem sabe iniciando um processo de maior igualdade e também abrindo espaço para que se discuta mais e se possam achar outras formas. Não é atoa que em muitos relatos, nos trabalhos apresentados (memoriais), colocamos nossa ida a universidade agora, pela impossibilidade de pagar ou continuar pagando uma particular. Esse olhar, então para fora de nós mesmos, é uma necessidade e uma urgência.
Que influência a falta de comprometimento político causa na nossa prática? Todo o comprometimento possível. Onde está a ação? Na escola também, nas discussões, nos debates, nas trocas e na participação ativa. Complexo me parece o tema: Políticas Públicas... seriam as ações tão públicas assim?É tão comum falas, projetos e tão difícil a VONTADE de colocar em prática as ações... Cada vez mais me pergunto o porquê existe tanto a fazer, tantas propostas e nenhuma ação praticada de forma a dirigir o olhar para os verdadeiros envolvidos, a própria sociedade. Todas as ações políticas, na sua maioria, tão comprometidas com pequenos grupos. E outro aspeto importante é diferenciar ações políticas das ações politiqueiras que imperam nos bastidores do poder, nas trocas de favores, barganhas... Políticas públicas evasivas, ou até bem formuladas, mas deixadas de lado por ideais nem tão nobres, levam a uma total falta de comprometimento com a escola, com educação. E nossa postura frente a tudo isso? Impotência ou acomodação? Discutível não?

Adriana Arruda Moreira

1 Comentários:

Blogger Suzana Gutierrez disse...

Oi Adriana

Tens razão em relação às postagens em foruns. Realmente, elas refletem mais as angústias pessoais do que debatem os temas propostos dentro de uma perspectiva mais abrangente.

Isso é um reflexo, talvez, desta falta de visão da totalidade que a lógica de funcionamento capitalista imprime a vida de todos.

Felizmente, restam espaços (como o deste Curso, por exemplo) onde podemos tentar trazer à pauta outras visões de mundo e imprimir um novo ritmo ao debate.

abraço,

Suzana, em 13/01/2007

sábado, 13 janeiro, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial