Adriana Arruda Blog

terça-feira, janeiro 09, 2007

Relato inicial da Atividade ECS 10

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRGS
PEAD ? Pólo de São Leopoldo
Atividade ECS 10
Professora Susana
Adriana Arruda

Atividade 10 da disciplina solicita que façamos um "passeio" pela biografia e obra de Paulo Freire. A trilha que acompanhei, mostrou-me diversos textos onde encontrei passagens importantes sobre a obra deste, que a meu ver, é o maior pensador brasileiro sobre a educação e sobre o sujeito social.
Em uma outra atividade da interdisciplina de EPPC, com a professora Salete, fizemos esta mesma trilha e postamos trabalho referente aos textos lidos e reflexões feitas, além dos debates entre os colegas. Acredito que alguns pensamentos elaborados naquela ocasião hoje podem revelar contribuições importantes a esta atividade proposta.
A Educação é ação transformadora, mas cumpre este papel no momento em que se faz exercício reflexivo da realidade que vive a humanidade. As mudanças sociais tão almejadas não acontecem sozinhas ou por desejo de outros, elas tem que ser vividas e acompanhadas de um olhar sobre as mesmas, não um olhar primeiro intelectualizado, mas um olhar de si mesmo, de realidade da qual faz parte. A escola neste caso assume uma postura privilegiada, pois é co-participante, é uma das possibilidades de exercitar o pensar sobre a sociedade, homem... Ela sozinha não revoluciona, mas transforma as pessoas para que estas tenham consciência de si e iniciarem as mudanças. Para Paulo freire educar é um movimento duplo da existência humana, de "ler" e "transformar o mundo".
Não existe apenas uma educação para a formalidade, inclusive formalidade não é um dos aspectos que devem existir neste processo educativo vivenciado e "ensinado" por Paulo Freire. A educação deve buscar a realidade, a paixão, a amorosidade, o conhecimento significativo. É um convite ao sujeito a ser sujeito de sua história pessoal e da humanidade. A prática educativa nesta perspectiva não se esgota. Ela está na alegria de ser presente e fazer parte como no respeito ao sujeito.
Aqui alguns pensamentos de Freire que ilustram bem o pensamento acima:
"Não basta saber que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho." (Educação na Cidade, 1991).
"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão." (Pedagogia do oprimido, 1968).
"A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente da sua inconclusão num permanente movimento de busca (...)" (Pedagogia da Autonomia, 1997).
A meu ver o verdadeiro sentido do ato e efeito da educação, uma visão complementada pela busca do essencial do ser humano, as relações, a curiosidade, a afetividade, a troca...

Adriana Arruda Moreira

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