Adriana Arruda Blog

domingo, outubro 29, 2006

ECS 7 - Marx e Engles



Karl Marx, economista, filósofo e socialista alemão, nasceu em Trier, em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de março de 1883. estudou na Universidade de Berlim, pincipalmente a filosofia hegeliana, da qual foi um opositor. Formou-se em Iena, em 1841 com a tese:"Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epícuro". Em 1884, conheceu em Paris, Friedrich Engels, começo de longa e produtiva amizade.
Friedrich Engels, filósofo alemão, que junto com Karl Marx fundou o socialismo científico ou o marxismo. Foi co-autor de diversoas obras com Marx, sendo a mais conhecida e representativa das suas idéias "O Manifesto Comunista". Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os volumes II e III de "O Capital", principal obra de seu amigo e colaborador. Sem dúvida, foi um filósofo como poucos, que soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 05 de agosto de 1895. Na juventude, apesar de filho de rico industrial, ficou impressionado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família. assumindo a apartir daí idéias de esquerda.
Seguindo o pensamento: os filósofos haviam, de várias maneiras, interpretado o mundo, "cabe agora transformá-lo", apresentaram um ideal de que tudo está em constante mudança. O que movimenta este processo é o conflito, este capaz de promever a verdadeira superação do homem e recuperar o desenvolvimento intelectual, social, econômico, político... E esta transformação depende da percepção por parte do sujeito, da sua real posição na sociedade, de sua história, de sua relação com o trabalho, com o que produz e ainda da sua consciência em relação a questão envolvendo dominante e dominado. Com certeza a reinvindicação do direito de sair da situação alienante em que se encontrava o homem. A dialética é uma importante ferramenta, onde o sujeito articula o seu pensamento, socializando-o e possibilitando a troca. E seguindo estas idéias a educação participa deste processo de revolução, assim como pode ser usada para a manutenção da relação dominante. Importante perceber que o momento histórico ao qual realizaram seus estudos e construíram sua teoria, estava marcado pelo crescente enriquecimento da "burguesia" e o grande empobrecimento da massa de trabalhadores, o "proletariado", que eram explorados e não possuíam direitos trabalhistas e muito menos direitos civís. A europa vivia em constantes conflitos, de idéias e nas instituições.
"Os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham."
(Marx e Engels)
Esta realidade, compartilhada por Marx e Engels construíram e embasaram tais conceituações. Muitos foram aqueles que se opuseram a tais idéias e por isso foram exilados. Para Marx e Engels, as leis do pensamento correspondemas leis da realidade, o determinismo econômico dita as regras sociais, as divisões de classes, as relações de poderes. Para Marx o homem se constrói e é por essência, produto do meio em que vive.
"O homem é condenado a ser livre." (Marx)
A história da humanidade é constituída de uma permanente luta de classes, o Comunismo seria o estágio mais avançado, mais desenvolvido da sociedade. Marx sonhava em inverter a pirâmide social, colocando no poder o proletariado, esta como única forma capaz de destruir a sociedade Capitalista e construir um ideal Socialista.
" O desenvolvimento político, jurídico, filosófico, religioso, literário, artístico, etc..., repousa sobre o desenvolvimento econômico. Mas reagem todos igualmente uns sobre os outros, assim como sobre a base econômica. " (Marx e Engels)
Pensando nas questões sociais e da funcionalidade da escola, segundo Marx e Engels, o combate a alienação, a desumanização é uma das funções primordiais deste espaço. A mesma deve ser gratuita, mas desvinculada às políticas do estado. deveria ser intelectual, física e técnica, múltipla.

Bibliografia consultada:
www.culturabrasil.org/marx.htm-56k
www.pt.wikipedia.org/wiki/karl_marx-46k
www.pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels-26k
www.vermelho.org.br/img/obras/bibliomarx.asp-86k
www.vermelho.org.br/obras/manifesto_comunista.asp-233k
Revista Escola- Grandes Pensadores. Fundação Victor Civita. Editora Abril

2 Comentários:

Blogger Gisele Bervig Martins disse...

Sempre circulo pelo teu blog( até por que é o 1º da lista) admiro tuas atividades sempre em dia, o capricho das tuias postagens e o conteúdo das tuas reflexões.Parabéns

segunda-feira, 30 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo disse...

Toda a teoria económica de Marx assenta num pressuposto base, o de que o valor das coisas é idêntico ao valor do trabalho socialmente útil nelas incorporado. É uma pedra angular. Destrua-se essa pedra e da teoria económica de Marx não restarão senão destroços. É a partir desse princípio que são desenvolvidas as duas áreas económicas mais relevantes de "O Capital": a Teoria da Mais Valia e a Lei Tendencial da Baixa da Taxa de Lucro. Basta pensar no valor das obras de arte para se ver o erro cometido por Marx. A pedra angular da sua teoria não explica isso (e mais coisas; apenas estou dando um de inúmeros exemplos que podemos encontrar).

Sobre essa pedra angular assenta a Teoria da Mais Valia. Podemos continuar. Te dou uma sugestão (de algo que eu próprio fiz, faz muitos anos, para meu exame final de licenciatura em economia): pega em "O Capital", coloca a Teoria da Mais Valia em função matemática e faz a respectiva análise da função. Verás os resultados surpreendentes a que vais chegar! Por alguma razão, os seguidores de Marx não querem nem ouvir falar da ciência mais exacta do Mundo, a Matemática.

Mas se a Teoria da Mais Valia (ainda puramente económica) ruir, então a Teoria da Exploração desaparece como fumo no ar. E a Teoria da Exploração é a ,ponte entre a Teoria Económica de Marx e a sua Teoria Social. Quer dizer, se meu raciocínio estiver certo, Marx fica reduzido a estilhaços.

A verdade é que hoje já ninguém se preocupa com Marx. É uma velharia que a realidade da vida social tem demonstrado ser um anacronismo que, em seu tempo, foi intelectualmente estimulante. Mas que agora vale menos que a areia da praia.

Para concluir, uma observação. Ainda que a Teoria de Marx estivesse correcta - e absolutamente não está - os casos concretos da sua aplicação - URSS e todos os satélites, países africanos, Cuba, etc. - mostraram que a sociedade de Marx resultante é mais abjecta que outra qualquer a que possamos ter acesso. Outra sugestão: a leitura do biografia de Mao Tse Tung, de Jung Chang.

Apreciei todavia o que li neste blog. Parabéns.

Magalhães Pinto
http://poliscopio.blogspot.com

terça-feira, 02 janeiro, 2007  

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